segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O Sol, o rio, a vida

Quem jamais deixou de se encantar com uma imagem destas? A luz do Sol por entre as nuvens gerando como que faxias luminosas a descer sobre a terra?

É porque ainda há no coração do ser humano a poesia, o encanto com o belo e natural, ainda há 'humanidade' no ser humano!

Quando cmainho pelas ruas e vejo entulhos em terrenos baldios, em rios , em lagos me decepciono porque chego à conclusão que quem fez aqueles depósitos de sujeira ali deve ter perdido a poesia da alma, esvaziou-se do encanto com a Natureza, pior ainda, perdeu a 'humanidade'! Já não se vislumbra com o belo, se tornou egoísta porque nem pensa em seu próximo que se deliciava em ver a beleza da paisagem e destruiu a possibilidade de até mesmo seus filhos e netos se sentarem a beria do rio e ficarem impactados pela maravilhosa obra de arte que Deus criou!

Se perdeu a humanidade o que é agora? Se não se encanta mais com o belo, o que lhe ocupa a vista? E o coração? Onde está a 'paixão' pelo agradável, pelo lindo, pela pureza, pela delícia de se viver?
Coitado, jogou lixo no rio, no terreno...jogou o que ele está se transformando...lixo!
Falamos de "processo de educação ambiental", mas devemos mesmo é criar filhos que possam juntos a seus pais sentarem às margens de rios e ficar ali, olhando, se encantando com a Natureza, em vez disso os filhos desta geração são criados pela babá que senta em frente à TV enquanto 'cuida" do filho de seu patrão, o pai mal se senta à mesa com a família e domingo, ah o domingo é agora destinado a ver a corrida de fórmula 1 pela manhã (ou o futebol de salão) e a tarde tem o futebol...Que sobrou para pai e filho usufruirem juntos? Digo usufruir porque ficar ali horas sentados em frente à TV nunca saberão o que é molhar os pés no rio, ver a borboleta azul passar sobre eles, ouvir o canto dos pássaros e a luz do Sol entre as nuvens vai passar despercebida...

Sabe o que é pior do que isso ainda? a vida, sim a vida, passará despercebida e pai e filho nunca poderão olhar para trás e dizerem: "Ah, lembro de quando saíamos juntos e sentávamos a beira do caminho..."

Pois é, sem Sol, sem poesia, sem encantos, só TV...que chatice de vida!
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário