quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

JÁ OUVIU FALAR DE PRAGAS NUMA FLORESTA?

Nas florestas e matas não há pragas porque a interação ecológica é respeitada como uma lei natural. Nos grandes plantios, essa interação nem sequer é considerada...

Quem não brincou de empilhar prendedores-de-roupa formando uma torre? Quem o fez sabe que a disposição dos prendedores e a relação entre eles em suas devidas posições é que dá estrutura a 'torre'. Um prendedor a mais faz a torre ruir, um prendedor que devia estar em uma posição e for colocado em outra também derrubará a 'torre'!

Onde quero chegar com esta boa brincadeira?

A Floresta, a Mata, o cerrado, o pantanal, a tundra, ou seja, um ecossistema é sempre uma "torre" onde cada ser ocupa uma posição e função. Se retirarmos uma espécie a "torre" cai, se colocarmos uma espécie a mais a "torre" cai. Da mesma forma que nunca se obterá um "torre" equilibrada pondo-se todos os prendedores em uma única posição, assim, se concentrarmos uma mesma espécie numa mesma área...a "torre"cairá!!!

Vastas áreas de terras nas mãos de poucos acaba por concentrar uma espécie - exemplo: soja, trigo, milho... quando a agricultura deveria ser antes de minfúndios e com plantios de culturas diferentes (em alguns hectares poderíamos ter uma porção de milho e outra de feijão, por exemplo.)

O problema está em grandes áreas de plantios (plantations) que obviamente geram não só grande quantidade de um produto vegetal como também concentração de renda nas mãos de grandes plantadores. A agriculura atual convencional ela é insustentável, destruidora e cada vez mais cara! Precisamos rever os conceitos e práticas desta agriculura cambiando-a por uma agricultura sustentável, lógica , respeitando a biodiversidade e toda uma estrutura de ecossistemas, assim teremos alimentos para o mundo e uma terra renovável.

A terra deveria ser partilhada de forma inteligente, não para exploração mas para plantações visando setores populacionais, contudo o que move a agricultura está longe de ser a sobrevivência dos povos e sim as riquezas de poucos.

Como podemos realizar uma agricultura ecologicamente correta, com fins sociais e não alimentando a avareza?

Reuni aqui alguns endereços na internet que abordam o tema Agricultura Ecológica, Agricultura Susténtável, e afins:

Dicas de Inseticidas Naturais: http://www..agendavisual.com/saibamais/inseticidas_naturais.htm

Tipos de Agricultura: http://www.agrisustentavel.com/doc/tipos.htm




Cartilha de agricultura Ecológica: http://www.centroecologico.org.br/imgs/ico_pdf.gif



Cartilha de agrobiodiversidade: http://www.centroecologico.org.br/imgs/ico_pdf.gif

Projeto de agricultura ecológica é exemplo em Santa Catarina: http://www.pnud.org.br/meio_ambiente/reportagens/index.php?id01=1302&lay=mam

Até mais...