domingo, 1 de março de 2009


Peixe-lua, o maior peixe ósseo do mundo!



O peixe-lua (Mola mola- entre outras designações[1]) pertencente à ordem Tetraodontiformes é o maior peixe ósseo conhecido, chegando a atingir 3 metros e cerca de 2,300 kg. O peixe lua distingue-se pela forma circular do corpo, pouco habitual nos peixes que são em geral fusiformes. Esta espécie não tem barbatanas caudais e a locomoção é feita pelo movimento conjugado das barbatanas dorsal e anal. O peixe-lua habita as zonas temperadas e quentes dos Oceanos Atlântico e Pacífico e alimenta-se de zooplancton e pequenos peixes. Por causa das grandes dimensões da barbatana dorsal, este animal é por vezes confundido com um tubarão quando observado da superfície. O peixe lua é considerado, em algumas culturas, um petisco apetecível, mas a sua carne contém neurotoxinas em quantidades apreciáveis. Este peixe é geralmente um viveiro de parasitas tendo chegado a encontrar-se mais de cinquenta tipos diferentes de endo e exoparasitas num único exemplar. O peixe lua é por vezes avistado a boiar na superfície dos oceanos, num comportamento que se pensa ser destinado a aquecer o corpo depois de mergulhos prolongados a grande profundidade. (Wikipédia)





O peixe lua é uma criatura gigantesca e estranha. Quase sempre pode ser visto nadando solitário, centenas de quilômetros mar adentro em direção desconhecida. Suas colossais dimensões fazem dele o mais pesado dos peixes ósseos da Terra: chega a medir três metros e a superar as duas toneladas.









Tão escassa massa cinzenta explica sua falta de reação aos ataques ou que morra das formas mais insuspeitas. Devido a esta falta de cérebro, os enormes peixes lua são como grandes asteróides flutuando no oceano, pedaços de matéria inerte à deriva.







A imagem de um peixe lua junto a um mergulhador dá-nos uma idéia de suas descomunais proporções. O peixe tem um comportamento absolutamente pacífico e mal reage ao que lhe rodeia, talvez porque seu cérebro é tão pequeno como uma noz e não supera 4 gramas.









Tão escassa massa cinzenta explica sua falta de reação aos ataques ou que morra das formas mais insuspeitas. Devido a esta falta de cérebro, os enormes peixes lua são como grandes asteróides flutuando no oceano, pedaços de matéria inerte à deriva.



Sua pele é um mapa coberto de crateras, como o de alguns corpos celestes. Curiosamente, os ingleses referem-se a este animal como "peixe sol" (sunfish) por seus deslumbrantes aparecimentos na superfície. No entanto, mais que fulgurantes astros, os peixes lua são como rochas sem destino. O mergulhador que nada junto a eles é como um cosmonauta flutuando no espaço.

Segundo o National Geographic, desde que nasce, o peixe lua pode chegar a aumentar até em 60 milhões de vezes seu peso, o que num ser humano equivaleria a atingir o peso de seis Titanics. Quando vemos um fora da água, sobrevêm a mesma sensação que temos em frente a um barco naufragado. De vez em quando, algum pescador de alguma remota aldeia traz um destes exemplares à superfície, e pensa que pescou uma besta bíblica, um desses peixes que o deixará imensamente rico.

A carne dos peixes lua contém neurotoxinas similares às de outros peixes venenosos de sua ordem (tetraodontiformes). No entanto, há um fato indiscutivél: se tem nadadeiras e aspecto de peixe, não faltará uma Japa que o coma. (MDIG)

Impressionante não é mesmo? Agora me diga: Tem ou não um Deus Criador por trás de tão maravilhosa criatura? Ou...será que nasceu do acaso?

Assim como nãoa credito que prédis fantasticos tem surgido da evolução de casas ou meramente obras do acaso, este blog prefere dar toda honra a um Deus cheio de sabedoria e um Criador sem igual!