domingo, 9 de maio de 2010

Poda Correta das Árvores

Podando corretamente árvores
de nossas ruas e casas..



Corte errado: "Cratera" e "vale" no tronco,
sinal de infecção gravíssima da árvore.
.
Quando chega o período de inverno e a promessa de ventos fortes, a rede elétrica fica a mercê dos galhos das árvores públicas.. A poda destas árvores é inevitável!

O que se propõe aqui é que tanto a Prefeitura Municipal como a Concessionária de Energia Elétrica devam realizar a poda de forma correta, o que muitas das vezes não acontece!

Talvez por falta de uma orientação dos superiores, dos administradores ou ainda pela falta do conhecimento da poda que preservará a árvore e impedirá danos posteriores, pois uma poda incorreta, mata a árvore por dentro e ela se torna um perigo para fios elétrico, veículos nas ruas e mesmo pedestres!


Corte errado - colar foi atingido e formou-se uma cratera.
Há um imenso 'vale' na casca da árvore - sinal de infecção.

Pra começar, nunca se deve cortar os galhos além do "colar" , seria como amputar um braço de uma pessoa e deixar em carne viva exposta...a infecção viria como consequência e a morte decorreria disso!

O corte atingiu o colar e assim viabilizou a infecção da árvore,
que gora stá em processo infeccioso.
Outra atitude erradíssima que vejo em poda nas ruas é o 'rasgar' , o 'arrancar' o galho, pois, como disse antes,s eria como 'arrancar' o braço de uma pessoa e achar que com isso estaria resolvendo um problema ou que ese está executando uma cirurgia padrão!

Faça o download do Manual da Poda da Prefeitur de São Paulo - aqui (PDF)
Árvores mal podadas hoje, morrerão e cairão causando danos e pior ainda...com o dinheiro público (que você paga através de tributos e impostos) se está patrocinando o morticínio de tantas árvores, entre estas, muitas que datam de nossa infância...

Veja abaixo como se empreender a poda de forma correta! Estaremos visitando a Prefeitura Municipal e a Concessionária de Energia Elétrica para distribuir material impresso orientando sobre uma poda ecologicamente correta. Faça você também a sua parte parando a equipe que faz as podas públicas e as oriente ou no caso de desprezo a sua solicitação (você é um cidadão) chame a Brigada Florestal e denuncie!